sexta-feira, 5 de abril de 2013

PADRE TREVISAN ; POLEMICA DA BOITE KISS

Associação pede retirada de circulação de livro de padre sobre a boate KISS.


Lucas Azevedo
Do UOL, em Porto Alegre

Ampliar


Tragédia na boate Kiss, em Santa Maria (RS)111 fotos

4 / 111
2.fev.2013 - Jornais de Santa Maria (RS) publicam anúncios das missas de 7º dia dos mortos no incêndio da boate Kiss. Todas igrejas locais terão atos durante todo o sábado para dar conta de dezenas de missas para cada vítima da cidade. "Vamos expressar nossa dor e exigir a identificação dos culpados pelo incêndio", disse o comerciante Carlos Merino, que pretende participar de celebrações e vigília Leia mais Rodrigo Bertolotto/UOL

A AVTSM (Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria) protocolou no fórum de Santa Maria (RS), na tarde desta sexta-feira (5), uma notificação extrajudicial solicitando que o livro "Kiss - Uma Porta para o Céu" seja retirado de circulação. O motivo é um trecho na página cinco, que tem gerado controvérsia entre os pais das vítimas.
"No auge da balada celestial, o Pai perguntou se alguém queria voltar. Dois ou três disseram que sim e foram encontrados vivos no caminhão frigorífico que transportava os corpos ao Ginásio de Esportes", escreveu o padre Lauro Trevisan, autor da obra.

 

"Muitas mães estão me ligando indignadas, achando que seus filhos pudessem estar vivos no caminhão frigorífico e dados como mortos. O padre não entrou em contato conosco em nenhum momento. Ele poderia ter nos consultado", afirma o presidente da associação, Adherbal Ferreira.
Para o padre Trevisan, trata-se de um mal entendido. "Isso me contaram antes de eu escrever o livro. Mas tomei apenas como uma parábola, uma alegoria para registrar aquele fenômeno do quase morte, em que a pessoa passa para o outro lado e volta e conta o que aconteceu", afirma o padre.

Controvérsia nas redes sociais

O lançamento do um livro que utiliza a tragédia da boate Kiss, em Santa Maria (RS), como tema principal gerou manifestações de críticas e apoio nas redes sociais. A obra mais recente das mais de 70 já lançadas pelo padre Trevisan. A publicação, que já teve seus 2.000 primeiros exemplares esgotados em uma semana, é chamada de oportunista por uns, mas elogiada por outros.

Ampliar


Veja vítimas do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS)76 fotos

72 / 76
Imagem de 12 de janeiro com cinco jovens mortas do incêndio da boate Kiss. Da esquerda para a direita, Fernanda Malheiros, Andrise Nicoletti, Paula Gatto, Júlia Saul e Melissa Correa. A imagem foi feita na mesma casa noturna duas semanas antes da tragédia, e o autor da foto, João Barcellos, também está entre as vítimas. Melissa, Paula e Andrise eram alunas do terceiro semestre de Agronomia da Universidade Federal de Santa Maria, curso que perdeu oito alunos. O total de alunos da UFSM mortos na Kiss até agora é de 102 Leia mais João Barcellos/SiteZoom
Natural de Santa Maria e há 54 anos ordenado padre, Trevisan possui em seu currículo faculdades de filosofia, teologia, psicologia e jornalismo, e outras tantas especializações, como psicanálise, exegese e oratória. Ele se aventura em obras com temas mais diversos. "Aprecia navegar por todos os gêneros literários, tendo publicado crônicas, ensaios, poesias, psicologia, religião, poder da mente, autoajuda, infantis, juvenis, contos, parábolas, teatro, romances, esporte, humorismo, motivação, meditações, psicanálise e saúde", descreve a apresentação em seu site.
Trevisan afirma que a ideia para a obra surgiu depois da sugestão de leitores. "[O livro] é uma palavra carinhosa, de conforto, solidariedade e ânimo àqueles que sofrem. Como essa tragedia transcende as famílias, a cidade e até o pais, é uma mensagem para toda a humanidade", diz. E afirma algumas das lições que tenta passarem suas páginas: "a vida é curta, o respeito à vida, a Deus, a reconciliação, o cuidado com a própria vida e o sentimento de solidariedade", afirma o padre.
"'Kiss, Uma Porta para o Céu' entra no coração dos 241 jovens tragados pelo incêndio da boate Kiss e descobre que o voo celestial dessa juventude cometeu o milagre de inspirar o nascer de uma nova humanidade, mais amorosa, mais solidária, mais fraterna e mais elevada espiritualmente", diz o resumo da obra no site de Trevisan. "O livro busca responder aos por quês do sofrimento, onde está Deus diante de tanta dor e como reaver a vontade de viver e a felicidade", afirma.

  • Santa Maria fica na região central do RS
O padre, que possui uma editora própria e um programa na TV, no canal "Rede Vida", conta que distribuidoras de todo o país estão fazendo pedidos "a toda hora". Mas é a comercialização que gera mais comentários negativos em sua página no Facebook. Embora as mensagens de elogio sejam em maior número, as críticas estão sempre presentes: "É uma vergonha, ganhar dinheiro com a desgraça", escreveu uma mulher; "Daqui a pouco vem o filme em DVD, é a nossa dúbia realidade, de um lado quem se envolveu nessa tragédia e do outro, os que querem se aproveitar", opinou um rapaz.

"Dimensão transcendental"

Trevisan disse acreditar que a palavra "Kiss", na capa, foi o que gerou a polêmica. "Mas o livro não é só para Santa Maria. É para o mundo todo. O sacrifício dos 241 jovens transcende Santa Maria." Porém, ele explica a opção pelo título: "Se eu não coloco a palavra Kiss, alguém de outra cidade não reconheceria o significado. A própria palavra Kiss situa o foco da abordagem do livro, que não é um documentário nem uma reportagem, mas uma busca, uma viagem pela dimensão transcendental".

Veja vídeos sobre a tragédia em Santa Maria (RS) - 37 vídeos




Não querendo contar o que o leitor encontrará dentro de suas páginas Trevisan dá um gostinho do "Kiss": "Faço uma descrição poética e mística do que ocorreu com os que partiram. Como Deus é um pai, todos os que partiram se encontraram na morada celestial e fizeram uma festa. Também descrevo como é o além, mas segundo minha imaginação", esclarece.
"Para as pessoas que ficaram, a resposta é que ninguém pode reverter o tempo e o espaço. Os que partiram estão bem e só podem desejar que os que ficaram levantem seu ânimo, sigam seus caminhos, busquem felicidade e se ocupem de todas as maneiras para que esse sentimento vá se esvaindo com o tempo."

Nenhum comentário: