domingo, 11 de julho de 2010

CARTÃO DE CRÉDITO.


10/07/2010 - 08h26
OAB autoriza que advogados recebam pagamento por meio de cartão de crédito
ROGÉRIO PAGNAN - DE SÃO PAULO

A seccional paulista da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) deu sinal verde para os profissionais receberem seus honorários por meio de cartão de crédito.

A partir de agora, os escritórios de advocacia no Estado de São Paulo estão autorizados a adotar essa forma de pagamento, inclusive com a possibilidade de fazer parcelamentos, desde que não haja propaganda disso para atrair clientes.

Esse posicionamento ocorre após consultas feitas à entidade por três advogados. Sem a autorização, o profissional poderia ter problemas com o conselho de ética, pois não existe previsão estatutária para isso.

De acordo com a OAB-SP, essa é a primeira vez no país que os advogados são autorizados oficialmente a adotar essa forma de recebimento.

"Talvez o cliente esteja sem cheque ou dinheiro à vista e sempre pergunta se trabalhamos com cartão. Então, esta será mais uma opção para o cliente", disse Agnelo Bottone, um dos advogados que realizaram a consulta à Ordem.

Como a decisão é recente, o defensor ainda não implantou o equipamento de cartão de crédito em seu escritório, em Sorocaba (99 km a oeste de São Paulo), mas diz já ter feito a solicitação ao banco.

Sigilo

Em setembro, a seccional deve se reunir para discutir a necessidade de publicação de uma norma mais detalhadas sobre o tema. De qualquer forma, diz, o uso do cartão está liberado de imediato.

Uma das preocupações é em relação à possibilidade de haver a quebra de sigilo --alguém fora do escritório poder ter conhecimento da relação entre o defensor e seu cliente.

Para o presidente da OAB-SP, Luiz Flávio D'Urso, essa decisão ajuda tanto o advogado quando a sociedade, já que o uso de cartão de crédito é maciçamente empregado atualmente.

A expectativa da instituição é que apenas pequenos e médios escritórios adotem esse serviço.